quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reportagem: Espectáculo no I.P.J.-TEATRO E CAVAQUINHOS

Como é tradição da escola, no dia 29 de Abril, Dia do Patrono, realizou-se um espectáculo no I.P.J. (Instituto Português da Juventude).
O programa consistia na representação de duas peças de teatro pelos alunos do Clube de Teatro da escola, na entrega dos diplomas de mérito e na actuação do Clube de Cavaquinhos. O auditório não tardou a encher-se de gente, tendo o espectáculo iniciado às nove horas.
Em primeiro lugar, o espectáculo foi apresentado pelas professoras estagiárias de Francês, e logo de seguida as cortinas abriram-se para a peça «Vem aí o Zé das Moscas». A peça é sobre um homem (Zé das Moscas), que vive atormentado pelas moscas, e que aconselhado por um amigo, se dirige ao médico, desencadeando uma sucessão de situações engraçadas, na sua busca de uma cura. Finalmente, quando obtém a autorização do juiz para matar qualquer mosca com que se deparasse, quem parece ficar afectado é o juiz…

(...)
PMD: A primeira peça, «Vem aí o Zé das Moscas», é um pequeno texto, de António Torrado, que não tem uma história muito elaborada, mas é muito engraçado. Foi representado pelos alunos do 6º2 e do 6º5, que se portaram muito bem.
Relativamente à segunda peça, «O Auto das Novíssimas Barcas», é uma adaptação, ou melhor, uma actualização do «Auto da Barca do Inferno» de Gil Vicente.
-3-E: E quem escreveu ou adaptou os textos?
PMD: A maioria foi escrita por mim, mas há alguns escritos por alunos, como é o caso da cena dos ABBA, no «Auto das novíssimas barcas». Nessa peça, o objectivo é fazer uma sátira social, por isso não é complicado: os alunos escolhem as figuras públicas que gostariam de criticar e depois é só escrever. Claro que uma ou outra parte são ligeiramente mais complicados, como por exemplo as em que as personagens são o Sócrates e a Ministra da Educação, que exigiram alguma pesquisa, mas foi um trabalho divertido.
-4-E: Onde e quando ensaiaram as peças?
PMD: Todas as peças são trabalhadas na escola, na sala de teatro e no horário dos alunos. O grupo do 6º ano ensaia à quarta-feira à tarde. Já quanto ao «Auto das Novíssimas barcas», estamos a falar de dois grupos distintos, o do 9º ano que ensaia à segunda-feira, e o do 8º ano, que ensaia à quinta-feira.


Meninos, para lerem o texto na íntegra consultem o blogue de turma.

As prof. de Língua Portuguesa

Sem comentários: